Entenda o processo para tornar seus desenhos reais em uma fabrica de lingerie

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Para fazer com que o desenho se torne realidade, primeiro deve-se saber quais os tecidos e aviamentos utilizados, saber se eles são adequados para seu produto e para o seu consumidor final.
Feita essa primeira análise, parte-se para a produção da peça piloto (da peça teste ou protótipo) que precisará da modelagem, o ideal é que seja feita por uma modelista, pois este profissional tem total conhecimento da elasticidade do tecido, adaptando a modelagem para cada tecido, tamanhos padrões do corpo (cintura, perna, gancho...), assim como outros detalhes que uma pessoa leiga no assunto não levará em conta (por exemplo o sentido do fio, para dá um caimento e ajuste perfeitos ao corpo).
Com a modelagem feita, teremos que testá-la para saber se está ok. Deve-se cortar os moldes nos tecidos corretos e no sentido do fio indicado pela modelista. O próximo passo é costurar a peça com a piloteira, que alguns também chamam de pilotista.
Essa profissional tem o conhecimento de todas as máquinas necessárias para a confecção das peças, bem como ajuste da máquina, regulagem de ponto, agilidade e preocupação com a qualidade da peça, pois sabe-se que a peça piloto deve está impecável, pois ela vai ser utilizada de modelo para toda a produção.
Em algumas empresas existem um grupo de pilotagem, um setor com máquinas separadas da produção para a confecção das peças pilotos e costureiras separadas (as pilotistas), para fazerem essas peças.
Desta forma é interessante que o estilista tenha em seu departamento de estilo a modelista e a pilotista, para que suas criações saiam do papel e virem realidade.

Por Karine Façanha

Estilista e Publicitária, com especialização em Marketing. Designer de lingerie em uma empresa de Fortaleza, onde é responsável pela criação de coleções e modelagem das peças, planejamento da campanha das coleções, com confecção de catálogos e outros materiais para as mídias escolhidas. Também é professora da Estácio/FIC no curso de Designer de Moda e trabalhou bastante tempo como consultora de moda e marketing em empresas de lingerie.


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